Clube

Organizações

Contactos

Magazine

Programa de Rádio

Jornal

Roteiros TT


Actividades agendadas para 2008

Anos Anteriores

Actividades em paralelo

Notícias

Links


A guarda de Escape Livre  
2007
2007
2006
2005
2004
2003
   
Jornal

 

Mário Patrão renova título!

 

Edição de 26 de Outubro de 2006

Após vencer as duas últimas provas
Mário Patrão renova título!

Numa época em que formou a sua própria equipa tendo, inclusive, mudado de marca, Mário Patrão acaba de alcançar mais um título para a sua carreira, ao vencer, pela 2ª vez consecutiva, o Campeonato Nacional de Todo o Terreno. Um título que surge após as vitórias nas duas últimas provas: Góis e Portalegre.

O piloto da Suzuki RMZ450 venceu sem oposição o 15º Raid TT de Góis, já que dos cinco troços cronometrados o piloto de Seia registou por quatro vezes a melhor marca... Um fim-de-semana excelente para a prática da modalidade, uma vez que choveu bastante durante a semana, e nos dias de competição o sol reapareceu deixando o terreno com boas condições já que as motos detinham bastante tracção, numa prova com nota alta para o clube organizador, o Moto Clube de Góis.

Com esta vitória, Patrão assumiu a liderança do Campeonato Nacional com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Foi deste modo que Mário Patrão partiu para a última prova da temporada, a mítica Baja de Portalegre que no fim-de-semana de 12 a 15 deste mês, conheceu a sua 20ª edição, onde tudo estava em aberto já que 3 pilotos estavam em condições de alcançar o título.

A jornada teve início na sexta-feira iniciou-se com um Prólogo de 6 km, que contou com 128 pilotos à partida. O piso encontrava-se já bastante degradado uma vez que os automóveis já tinham passado. Mário Patrão, ao volante da Suzuki, averbou o melhor tempo sendo, por isso o primeiro a sair para a pista no sábado, dia de todas as decisões: “Estava plenamente consciente que numa prova de 380km não era a melhor posição para partir, mas foi a escolha feita pela equipa e era com ela que teríamos que contar. Fiz todos os kms na frente, a abrir a pista sem uma marca de referência, mas com um objectivo bem definido: atacar do primeiro ao último metro”. Referiu Mário Patrão. Irrepreensível é o modo como podemos designar a prestação do piloto que assim obteve o prémio mais que merecido, terminando a prova no 1º lugar, (vencendo pela 3ª vez consecutiva) e renovando o título de Campeão Nacional.
“Estou francamente satisfeito e gostaria de endereçar um agradecimento especial a toda a equipa de assistência, aos patrocinadores e também à minha família e aos amigos que foram incansáveis no apoio. Com todos foi possível alcançar este sucesso.”

 

“Pense antes de Conduzir” passou pela Guarda

 

ACP e Bridgestone em Campanha de segurança
“Pense antes de Conduzir” passou pela Guarda

Depois da experiência, muito concorrida de 2005, levada a cabo nos principais centros comerciais de Norte a Sul do País, em que foram realizadas milhares de inspecções que, infelizmente, levaram a conclusões algo preocupantes sobre a forma e as condições em que os automobilistas portuguesas circulam nas nossas estradas, a Bridgestone Portugal e o Automóvel Club de Portugal (ACP) concluíram ontem mais uma acção de segurança rodoviária que decorreu, igualmente, por todo o País.

Tratou-se da segunda fase da campanha global de segurança, designada por “Think Before You Drive” (“Pense antes de Conduzir”), coordenada pela FIA Foundation e pela Bridgestone Corporation, e novamente levada a cabo entre nós pela Bridgestone Portugal e pelo Automóvel Club de Portugal. Os responsáveis da Bridgestone Portugal e do ACP decidiram que a segunda fase deveria ser dirigida a um público mais jovem e mais aberto a alterar a sua forma de conduzir ou de se preocupar com determinadas questões vitais para a sua segurança ao volante. Deste modo, as diversas iniciativas da campanha “Pense antes de Conduzir” foram, este ano, levadas a cabo em estabelecimentos de ensino superior – universidades e institutos politécnicos – procurando, assim, chamar a atenção de condutores recentemente encartados para os quatro elementos fundamentais da campanha: utilizar sempre um banco para criança; usar sempre o cinto de segurança; ajustar o apoio de cabeça e verificar o estado dos pneus.

Bragança foi o primeiro local a receber a segunda fase da Campanha “Pense Antes de Conduzir”, que no passado dia 12 esteve no Instituto Politécnico da Guarda. O Escape Livre após “passar” no exame conversou com André Bettencourt, da Bridgestone Portugal que referiu “A Bridgestone Portugal e o Automóvel Club de Portugal estão certos de que a campanha “Pense antes de Conduzir” voltará a ter reflexos bem positivos na segurança das nossas estradas, contribuindo para uma maior informação dos nossos automobilistas, sobretudo junto daqueles que só muito recentemente tiraram a carta e que maior apoio necessitam nestes primeiros passos na condução.”

A campanha englobou, igualmente, muitos dos mais importantes factores de risco da segurança rodoviária, incluindo o excesso de velocidade e a condução sobre a influência de medicamentos.

 

Dupla vitória para Francisco Carvalho

 

SuperCopa Seat Leon
Dupla vitória para Francisco Carvalho

O Circuito de Jerez de La Frontera, recebeu este fim-de-semana, a penúltima etapa da Supercopa Seat Leon espanhola, com Francisco Carvalho, a dar mostras do seu real valor ao obter duas vitórias em três das provas que compunham a jornada de um dos mais competitivos troféus monomarca a nível europeu.


Com o terceiro melhor tempo obtido na primeira sessão de treinos cronometrados de sexta-feira Francisco Carvalho deu logo indicações de que iria ser um fim-de-semana “ao ataque”. A segunda sessão foi marcada pela chuva intensa que impediu baixar os tempos da sessão anterior.
No Sábado, a sessão de qualificação não correu de feição ao piloto da Guarda, que não conseguiu melhor que o 15º lugar.

Seguiu-se a primeira corrida, com Francisco Carvalho a efectuar uma excelente recuperação, face ao lugar de que saiu na grelha, terminando as 14 voltas na sexta posição final. Como para a corrida seguinte se invertem as posições em relação à classificação final, Francisco Carvalho obtinha, deste modo, a pole-position.
Pole-position que foi aproveitada em pleno pelo piloto da Guarda que não deu qualquer hipótese aos seus adversários impondo um domínio absoluto de princípio a fim. Na última corrida, nova vitória de Francisco Carvalho, bem secundado por Patrick Cunha.
Francisco Carvalho era um piloto satisfeito após estas duas vitórias: “Tivemos em Jerez a sorte que nos tem faltado noutras provas. Este fim-de-semana as coisas correram bem, apesar de os treinos cronometrados acabarem por comprometer a prestação na primeira corrida, depois de optarmos por entrar em pista já no final da sessão e de termos sido prejudicados pela exibição de uma bandeira vermelha. Na primeira corrida disputada no Sábado e já com o piso seco, arranquei da 15ª posição, conseguindo uma boa recuperação até à sexta posição final, o melhor lugar possível face à grande competitividade deste troféu.
No Domingo as coisas correrem-nos ainda melhor. Aproveitei o facto de sair da “pole” para comandar até ao final terminando com mais de oito segundos de vantagem para o 2º classificado. Na terceira corrida, com partida lançada, consegui manter a liderança perante a ameaça de Alex Royo e do Patrick nas primeiras curvas, para depois aproveitar o desentendimento entre eles para ficar isolado no comando. Com este resultado subi para a sexta posição do troféu, permitindo-me ter agora por objectivo alcançar o pódio final da SuperCopa Seat Leon.” Declarou Francisco Carvalho ao Escape Livre. Assinala-se que para além destas duas vitórias, o piloto alcançou, ainda a melhor volta em pista.

 

 

 

Voltar à secção jornal

 


© 2003 Clube Escape Livre • Rua Marquês de Pombal, 45 1º e 2º, 6300-728 Guarda • Tel: 271 205 285 • Fax: 271 205 289
Serviços Internet: Dom Digital, Lda • Comentários ao Site: webmaster@domdigital.pt