Nova Citroën Jumper
Revolução Comercial
A Citroën é considerada, há já vários anos, uma das mais importantes marcas no mercado dos veículos utilitários ligeiros, vulgarmente designados por comerciais. A confirmá-lo o facto de 1 em cada 5 veículos Citroën vendidos no mundo ser um veículo utilitário ligeiro e de 1 em cada 10 veículos utilitários ligeiros vendidos na Europa ser um Citroën.
Para continuar a manter este estatuto nada como renovar as gamas e modernizar as propostas. Chegou a vez da Jumper que sofreu uma profunda remodelação, podendo mesmo falar-se numa autêntica revolução.
Sofrendo uma profunda remodelação estética, toda a arquitectura da Jumper foi inteiramente repensada, o que permite obter um aumento das combinações possíveis em termos de volume e carga útil. A nova Jumper propõe assim: quatro comprimentos em três bases e três alturas possíveis com volumes úteis de carga de 8 a 17 m3, enquanto anteriormente a gama chegava apenas aos 14 m3, tendo sido ultrapassada a fasquia das 3,5 toneladas de peso total em carga máxima. A nova Jumper é assim um dos únicos comerciais com tracção dianteira a conseguir um peso total em carga superior a 3,5 toneladas. Esta capacidade acrescida em termos de carga útil, permite à Citroën posicionar-se num segmento de mercado completamente novo para a marca.
A gama da nova Jumper inclui as versões standard (carrinhas fechadas ou com janelas), os combis para o transporte de pessoas, e as bases simples e de cabine dupla. Outras versões são disponibilizadas através de transformações de carroçaria, recorrendo a chassis, chassis “despidos” e ao chão da cabina.
Três motorizações são propostas dentro da gama: o novo 2.2 HDi 100 cv, o 2.2 HDi de 120 cv e o 3.0 HDi de 157 cv. As motorizações estão associadas a caixas manuais de cinco velocidades (no 1º caso) e de seis velocidades para as duas últimas.
O nível de equipamento da nova Jumper é muito completo e numerosas opções estão disponíveis, sendo pouco habituais neste segmento de mercado, como é o caso do pára-brisas atérmico, da activação automática dos faróis ou ainda a ajuda ao estacionamento através de uma câmara a cores na traseira.
A Jumper dispõe ainda de uma oferta áudio/telemática completa que coloca o veículo na era dos utilitários de comunicação. Esta inclui um leitor mono de CD com ou sem MP3, pré-equipamento telefónico Bluetooth e um pré-equipamento telefónico com navegação e gestão de frota Bluetooth. A esta oferta vêm juntar-se acessórios, como um rolo de carregamento, protecção interior do chão, rede de protecção para animais, gancho de atrelado amovível ou um escadote.
A nova Jumper já está em comercialização com preços a partir dos 22.700 €.
Ao volante
Estivemos, a convite da Citroën Portugal na apresentação internacional da nova Jumper, que decorreu nos arredores de Paris, e conduzimos a versão dotada do motor 2.2 HDi de 120 cv e surpreendeu-nos a facilidade com que devora kms graças a este excelente motor. Também nas manobras a facilidade de condução é notável a todos os títulos. Uma estética agradável à vista e um ambiente a bordo muito acolhedor, devido a um interior luminoso e cuidado nos pormenores, são outros dos pontos a favor desta nova proposta nos comerciais da Citroën. A marca não esqueceu aqueles que têm de conduzir durante milhares de kms em trabalho, ao volante deste tipo de veículos e não há dúvidas quanto a quem a constrói se atendermos ao conforto de rolamento. Estamos em presença de um veículo que abre uma nova dimensão no capítulo dos utilitários proporcionando uma qualidade de vida, quase impensável há uns anos atrás. Para além da multiplicidade de soluções que fazem com que haja uma Jumper para cada necessidade. A Citroën com esta revolução nesta comercial tem argumentos para continuar como marca de referência (também) neste sector de mercado, cujo contributo se revela fundamental para a economia dos Países.
|