|
|
 |
|
 |
 |
Pilotos da Guarda em destaque na Gala dos Campeões. |
 |
Presidente da FPAK entrega distinção a Luís Celínio. |
|
Edição de 26 de Janeiro de 2006
Quatro Troféus para a Guarda
FPAK organizou Gala dos Campeões
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting organizou no passado sábado a habitual Gala dos Campeões destinada a premiar todos aqueles que lograram subir ao podium nas diferentes modalidades do desporto automóvel em Portugal.
Foram mais de duas centenas os pilotos que passaram pelo palco do Casino do Estoril, onde decorreu esta Gala e da Guarda três pilotos receberam Troféus: José Pedro Fonseca pelo 2º lugar na sua categoria no Nacional de Autocross, Nuno Rodrigues da Silva pela 3ª posição no Nacional de Ralis, como 2º condutor de Pedro Matos Chaves, da equipa da Renault e Francisco Carvalho que, embora não tenha subido ao palco, foi o responsável pela vitória da Reditus no Troféu Vodafone Seat destinado à classificação de Sprint por equipas.
Para além dos pilotos, um outro Troféu veio para a Guarda através de Luís Celínio. Depois de ter sido distinguido, há poucos meses, pela Confederação do Desporto, a FPAK decidiu contemplar o jornalista e dirigente com o Troféu Dedicação premiando, deste modo, toda uma carreira dedicada ao mundo automóvel, quer como jornalista quer como dirigente desportivo.
Diversas personalidades foram igualmente contempladas, quer com o Troféu Dedicação, quer com o Troféu Carreira. Prémios especiais foram igualmente entregues a Álvaro Parente, Pedro Lamy e Tiago Monteiro pelas suas prestações no estrangeiro. Mas o momento alto da noite seria a atribuição da mais alta distinção entregue pela FPAK – o Troféu César Torres – ao Presidente da Real Federação Espanhola de Automobilismo, pelo apoio e colaboração ao desporto automóvel nacional e ainda a Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, pela reedição do G.P. da Boavista.
Uma noite que ficou assinalada pela despedida do Prof. Vasconcelos Tavares, que em breve deixará as funções de Presidente da FPAK já que não se irá recandidatar nas eleições que em breve terão lugar para a escolha dos novos dirigentes do organismo máximo do desporto automóvel em Portugal.
|
|
|
Ambições para 2006 nos Ralis
Citroën mantém aposta
Com uma forte ligação ao desporto automóvel, onde nos últimos anos tem alcançado uma colecção importante de resultados, quer a nível nacional, quer a nível internacional, a Citroën, através da filial portuguesa, volta a apostar em força na competição, no Campeonato Nacional de Ralis. Assim, a marca anunciou que irá dar corpo à terceira edição do Challenge Citroën C2 / TOTAL e à participação semioficial com o C2 S1600, na época 2006.
O sucesso alcançado por um dos mais competitivos troféus monomarca do Campeonato Nacional de Ralis, justifica nova presença em 2006, que terá no Challenge Citroën C2 / Total, ainda mais concorrentes. O lançamento de novos valores e a afirmação de alguns pilotos que se apresentam como “repetentes” será a base de partida para um ano, que se prevê, pleno de fortes emoções. O calendário irá repetir-se, sendo composto por seis das oito provas do Campeonato Nacional de Ralis, ficando de fora apenas as provas insulares.
A animação deste Troféu em 2005 cujo resultado só foi conhecido na última prova, antecipa nova época de emoções para se conhecer o sucessor do Campeão de 2005, Vítor Pascoal.
Em termos do Campeonato Nacional de Ralis, Automóveis Citroën, SA seguindo as directrizes emanadas da casa mãe para todas as filiais europeias, apresenta-se este ano com um projecto semioficial, continuando envolvida ao mais alto nível, cabendo-lhe toda a responsabilidade na manutenção e preparação do C2 S1600, bem como de toda a logística inerente à participação ao nível do Campeonato Nacional de Ralis.
Este será assim, um ano marcado pelo “regresso”, ainda que em moldes distintos, de um piloto e agora proprietário do C2 S1600. Vítor Lopes sucede, deste modo, ao seu irmão Adruzilo na condução do Citroën C2 S1600, mantendo o navegador Jorge Henriques.
Vítor Lopes mostra-se extremamente motivado para enfrentar mais um desafio na sua carreira. Os motivos para essa confiança deixam clara a determinação com que encara a época que se avizinha: “É uma equipa ganhadora, que conheço muito bem e que dá a qualquer piloto as melhores condições para ele fazer bem o que sabe fazer. Por outro lado, confio muito no Citroën C2 que é um excelente automóvel e isso também contribui para a minha confiança, pelo que acredito estarem reunidas as melhores condições para poder lutar pelo título na categoria, é esse o nosso objectivo”. Além do papel que irá jogar na discussão do campeonato, Vítor Lopes assumirá também a sua função no desenvolvimento e evolução do C2 S1600, o qual já teve oportunidade de experimentar e que lhe mereceu os mais rasgados elogios: “O C2 está já a um nível muito elevado e o primeiro contacto que tive com o carro foi muito positivo e correu mesmo muito melhor do que eu esperava.”
|
|
Na estrada com… Peugeot 307 1.6 HDI 90 cv
O Peugeot 307 continua a ser um dos modelos mais vendidos da marca francesa. No sentido de manter esta competitividade, o 307 foi alvo, o ano passado, de uma renovação profunda. Mantendo a silhueta que continua a merecer a atenção do mercado, a renovação passou por uma actualização estética na frente e na traseira, com novos grupos ópticos e uma nova grelha frontal. No interior destaca-se um novo conjunto de equipamentos e de revestimentos que proporcionam um elevado padrão de vida a bordo onde o espaço continua a ser uma referência para o segmento. Ar condicionado automático, computador de bordo e cruise control fazem parte da extensa lista de equipamento da versão ensaiada. A par desta mudança na imagem, é importante destacar o novo leque de equipamentos de segurança e de opção de motores de onde sobressai o ABS com distribuição electrónica de travagem. A versão de 90 cv do motor 1.6 HDI surpreendeu pela positiva, não tanto pela velocidade máxima (179 km/h), mas fundamentalmente pelas acelerações e recuperações que este modelo é capaz de efectuar. Graças a um correcto escalonamento da caixa de velocidades a potência disponível surge naturalmente e até com algum fulgor acima das 2000 rpm. Destaque, também para os baixos consumos (4,9 litros aos 100) e para um comportamento que continua dinâmico e seguro que não descura o conforto. O preço, a partir de 22.800 € é outro argumento favorável a um modelo que vai, por certo continuar a dar enormes alegrias à marca do leão.
|
| Voltar
à secção jornal
|
|