Clube

Organizações

Contactos

Magazine

Programa de Rádio

Jornal

Roteiros TT


Actividades agendadas para 2008

Anos Anteriores

Actividades em paralelo

Notícias

Links


A guarda de Escape Livre  
2007
2007
2006
2005
2004
2003
   
Jornal

Novo topo de gama da Citroën

 

Novo topo de gama da Citroën

 

Edição de 15 de Dezembro de 2005

Novo topo de gama da Citroën
Já conduzimos o C6 

Precisamente no ano em que se comemora meio século do nascimento do DS, a Citroën retoma a sua posição no segmento dos topo de gama, com o novo C6, seguindo a tradição de modelos como o XM ou o SM. Um regresso com um modelo que não deixa de apresentar características inovadoras como tem acontecido com (quase) todos os modelos da marca.

Para combater os modelos alemães que pontuam neste segmento, a Citroën, utilizou no seu novo modelo, um design moderno numa carroçaria de dois volumes e meio onde se destaca o espaço disponível, a elevada qualidade de vida e um alto nível de equipamento.

A frente apresenta um nítido ar de família e destaca-se pelas suas dimensões. A traseira é a zona do automóvel onde a "personalidade" surge mais acentuada e onde a originalidade de conceito assume um carácter inédito apesar de nos fazer recordar traços de modelos anteriores, graças à presença do vidro curvo. No C6, a Citroën utilizou um novo conceito de construção, onde os vidros laterais se ajustam directamente à carroçaria, estando isentos da habitual moldura. Aliás a qualidade dos materiais empregues está num nível elevado, notando-se quer a ausência de ruídos parasitas, quer os aerodinâmicos e do motor.

No interior, e graças a uma elevada distância entre eixos, destaca-se o espaço disponibilizado sobretudo para os passageiros do banco traseiro, que viajam em duas autênticas poltronas, com comandos eléctricos de inclinação em altura e em profundidade, surgindo o pormenor, inédito, de se poder comandar o deslizamento eléctrico do banco dianteiro do lado direito. Também os ocupantes dos bancos dianteiros dispõem de duas autênticas poltronas com múltiplas regulações eléctricas. O novo C6 dispõe de uma vasta lista de equipamento com a Citroën a lançar mão do que a moderna tecnologia possibilita com o principal destaque a ir para a projecção holográfica no pára-brisas (head-up display) de informações como a velocidade e as setas indicadoras da direcção, enviadas pelo sistema de navegação GPS de alta definição e qualidade.

No capítulo da segurança é inédito o sistema de protecção de peões em que o capot se eleva automaticamente 6,5 cm, no sentido contrário ao da abertura, de forma a minorar as lesões em caso de embate.

A comercialização em Portugal terá início em Janeiro, com preços a partir dos 63.000 € até aos 75.000 € na versão mais equipada.


Novo topo de gama da Citroën

 


Ao volante

Na fase de lançamento duas motorizações vão estar à disposição do cliente: um V6 gasolina de 3.0 litros e 215 cv, dando-se a estreia na marca do bloco 2.7 HDi de 208 cv com filtro de partículas sem manutenção. Estas duas foram as versões que conduzimos nos ensaios dinâmicos que a Citroën Portugal nos proporcionou na região entre Paris e Reims.

Sentados ao volante e após encontrarmos facilmente a posição ideal de condução, sobressai a qualidade de vida a bordo, e o conforto de rolamento fruto da última geração da suspensão Hidractiva que absorve todas as irregularidades do piso. Com 16 fases de amortecimento, inclui uma opção sport, bastando o condutor carregar no botão situado no piso da consola central. O comportamento é irrepreensível num automóvel onde a suavidade de condução é notável fazendo de cada viagem, no C6, um verdadeiro prazer.

Um deflector retráctil montado na tampa da mala (único neste segmento) eleva-se automaticamente acima dos 65 km/h, adoptando um ângulo mais aberto acima dos 120 km/h e contribuindo para o aumento da estabilidade.

O motor diesel tem prestações ligeiramente melhores que o gasolina, graças a um melhor binário (440 Nm contra 290 Nm do gasolina) com ambos a deter o mesmo valor para a velocidade máxima ( 230 km/h). A caixa automática de seis velocidades com comando sequencial está muito bem adaptada aos motores, com as velocidades a entrarem de forma suave.

Refira-se que, depois do Verão, deverá surgir uma versão equipada com o bloco 2.2 HDi e que possibilitará à marca aumentar consideravelmente as unidades comercializadas no nosso país.

A Citroën não nos defraudou e lança no mercado um novo topo de gama onde o conforto e a qualidade de vida são um convite às longas viagens. O C6 é um automóvel que honra os pergaminhos da marca e a tradição detida na construção de topos de gama.

 

Turistrela investe na Serra

 

Turistrela investe na Serra

A Turistrela promoveu recentemente um encontro entre representantes da imprensa nacional e regional, bem como alguns convidados para divulgar as novidades já implementadas e que continuará a desenvolver na Serra da Estrela, com o objectivo de proporcionar mais e melhores equipamentos a todos quantos procurem a Serra para desportos de Inverno

Nesse sentido, a Turistrela efectuou uma parceria com a Vodafone que passa a dar nome à estância de desportos de Inverno: a Estância Vodafone Serra da Estrela. Com 9 pistas permanentes de ski, num total de 6,2 kms e 137 m de desnível, os visitantes dispõem de quatro novas cadeiras de telesky e uma telecadeira de quatro lugares, podendo utilizar, igualmente, as novas motos de neve, adquiridas pela Turistrela que assegurará a permanência de neve graças a um conjunto de 49 canhões que produzem neve artificial.

Na ocasião, a empresa de Turismo assegurou a continuação de uma série de investimentos naquela zona. O conjunto turístico da Varanda dos Carqueijais (entre a actual Estalagem e o antigo Sanatório) e a continuação do conjunto de Chalés de Montanha que rodeia o Hotel da Serra com a instalação de novos serviços, nomeadamente um espaço comercial e um casino, a recuperação do antigo Sanatório dos Ferroviários, a construção de um Pavilhão Multiusos, de um centro de estágio de montanha e de um SPA, estão nos planos da Turistrela que, deste modo, vai dotar de infra-estruturas de qualidade o único local do nosso País onde é possível a prática de desportos de Inverno.

 

Nissan Navara 2.5 dCI 4X4

 

Na estrada com…
Nissan Navara 2.5 dCI 4X4

É surpreendente a evolução da Navara. Pelo estilo e pela tecnologia dos novos motores estamos perante uma ruptura com o passado com um conceito alargado de utilização. Para lá da tradicional apetência para as habituais tarefas “pesadas”, agora registamos um alargamento da “actividade”… O possante motor com 174 cv com caixa de 6 velocidades e o espaço interior convidativo, recheado com um nível de equipamento invejável, fazem deste modelo um exemplo de funcionalidade.

O comportamento da nova Navara fica dividido entre um dia-a-dia de trabalho e as escapadelas lúdicas com a família em busca de novos horizontes. A possibilidade de tracção “às quatro”, a caixa de transferências com o bloqueio do diferencial central permitem alargar os limites da descoberta onde apenas o eixo rígido e as molas de lâmina na traseira podem prejudicar o conforto em mau piso. Por outro lado, a elevada potência, o binário disponível a baixas rotações e a tracção traseira obrigam-nos a ter alguma cautela na condução em condições de precária aderência devido à natural tendência sobreviradora tão típica destes modelos.

Com acelerações fulgurantes, reprises convincentes e consumos comedidos apenas fica o desejo de partilhar este modelo com um espírito aberto de aventura…

 

Voltar à secção jornal

 


© 2003 Clube Escape Livre • Rua Marquês de Pombal, 45 1º e 2º, 6300-728 Guarda • Tel: 271 205 285 • Fax: 271 205 289
Serviços Internet: Dom Digital, Lda • Comentários ao Site: webmaster@domdigital.pt