11º Slalom de Castelo Rodrigo
20 e 21 de Junho
| Tipo de Evento: |
Competição |
| Localidade: |
Figueira de Castelo Rodrigo |
Com o Slalom de Castelo Rodrigo o Clube Escape Livre foi o responsável pelo regresso das provas de perícia ao distrito da Guarda. Todos os anos milhares de espectadores assistem àquela que é considerada a melhor prova de Slalom em Portugal. Uma vez mais este ano e em colaboração com o Slalom Clube de Portugal,Figueira de Castelo Rodrigo recebeu esta jornada dupla no fim de semana de 20 e 21 de Junho.No Sábado a competição teve lugar à noite e no Domingo realizou-se à tarde.
XI Slalom de Castelo Rodrigo
PÚBLICO, COMPETIÇÃO E ESPECTÁCULO
Os ingredientes necessários ao êxito de uma prova desportiva não faltaram no Slalom de Castelo Rodrigo. Público, que no Sábado à noite encheu as duas bancadas do Estádio Municipal, competição para os primeiros lugares ao centésimo de segundo e mais espectáculo com as desejadas “acrobacias” dos pilotos durante o fim-de-semana.
A jornada dupla do Slalom de Castelo Rodrigo iniciou-se no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo com um traçado muito rápido e que foi aproveitado por Luís Delgado no seu bem preparado Daihatsu de tracção traseira, o único a baixar do segundo 58, estabelecendo 57,59 segundos. Na luta pelo segundo lugar António Alexandre em Mini partia para a última tentativa com 58,16 mas seria ultrapassado por um espectacular Carlos Rosendo que também em Mini rubricava 58,13 e subia ao segundo lugar do pódio. Jorge Almeida com um Daihatsu da categoria de tracção à frente esteve ao seu melhor nível e bateu Jorge Araújo em carro idêntico.
Após mais de 4 horas de provas proporcionadas pelos 28 pilotos presentes os milhares de espectadores nas bancadas do Estádio foram brindados com as actuações especiais de Jorge Almeida a levantar a traseira do seu carro a quase um metro do asfalto e ainda por um Ferrari cujos piões encheram de fumo o recinto.
Na tarde quente de Domingo a segunda prova da jornada nacional decorreu na Avenida Sá Carneiro em pleno centro da vila e com uma grande moldura humana que assistiu ao reeditar da competição de véspera, mas agora, num traçado mais curto e menos rápido, com o protagonismo a pertencer aos Mini de António Alexandre (46,70) e Carlos Rosendo (47,02) que se superiorizaram por esta ordem a um esforçado Luís Delgado (47,02). Jorge Almeida voltou a fazer uma prova espectacular e para além da vitória entre os tracção à frente obteve um bom 4.º lugar da geral. Entre os demais participantes destaque para as provas de Dino Almeida e António Borges ao volante de estranhos protótipos semelhantes aos Caterham e que pela sua velocidade entusiasmaram o público.
Para o vencedor António Alexandre o resultado “foi um passo importante para a reconquista do título nacional” acrescentando que “é uma prova boa, Castelo Rodrigo recebe as pessoas muito bem, espero para o ano estar cá”. Já Jorge Almeida melhor tracção à frente prefere salientar que “Castelo Rodrigo já é uma prova mítica do Nacional. Todos gostamos de a vir fazer e correu-me muito bem pois quer ontem quer hoje venci a categoria”. António Edmundo Presidente da Câmara de Figueira estava satisfeito após mais um fim-de-semana de corridas. “O desporto motorizado de excelência esteve neste fim-de-semana em Figueira com os melhores pilotos do País e apraz-nos registar que para além de ganharmos com uma boa competição também a nossa hotelaria e a nossa restauração tiveram bons resultados”. O Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, que organiza a prova com a colaboração do Slalom Clube de Portugal referiu que “o objectivo de todos os anos marcar o Nacional de Slalom com a melhor prova foi atingido e queremos continuar a fazê-lo no futuro”. A classificação final ficou assim ordenada:
Prova de Sábado: 1.º--------Luís Delgado---------------57,59”------Classe TT 2.º--------Carlos Rosendo-----------58,13”------Classe Mini 3.º--------António Alexandre-------58,16”------Classe Mini 4.º--------Dino Almeida---------------58,82”-----Classe TT 5.º--------António Borges------------59,18”-----Classe TT
Prova de Domingo: 1.º--------António Alexandre------46,35”------Classe Mini 2.º--------Carlos Rosendo---------46,49”-------Classe Mini 3.º--------Luís Delgado-------------58,16”--------Classe TT 4.º--------Jorge Almeida------------58,82”-------Classe TF 5.º--------Hugo Ribeiro--------------47,38”-------Classe Mini
|
Comments