| Rali BP Ford 20 Anos |
|
14, 15 e 16 de Julho
|
| Tipo de Evento: |
Rali de Concentração Turística |
| Localidade: |
Guarda |
Rali BP Ford 20 Anos
MANUEL GIÃO VENCE PROVA DE EMOÇÕES
O Rali BP Ford organizado pelo Clube Escape Livre reuniu no distrito da Guarda mais de 200 pessoas ligadas ao automóvel que celebraram os 20 anos do Clube em ambiente de grande festa e onde a competição ditou a subida ao pódium de Manuel Gião, Francisco Carvalho e Fernando Batista.
Foi um fim-de-semana ao mais alto nível, aquele que se viveu na Guarda por ocasião do último Rali BP Ford e onde poucos faltaram, sendo mesmo de realçar que entre as 68 equipas que iniciaram o percurso de estrada até Figueira de Castelo Rodrigo muitas detinham no seu curriculum diversas participações e havia mesmo 18, a quem foi entregue o diploma de participante excepcional, que viram a bandeira de xadrez na primeira edição em 1988 e de novo em 2006.
De características muito peculiares e que desde cedo o transformaram em ponto de encontro obrigatório de quem tem uma ligação com o automóvel o Rali BP Ford, também conhecido por Rali da Guarda, conheceu novo êxito. A animação constante, o convívio extraordinário, as visitas à aldeia medieval de Castelo Rodrigo e ao centro histórico da Guarda, o espectáculo aéreo com o avião acrobático da Ford preencheram um fim de semana que chegou ao fim com uma rapidez só comparável à de Manuel Gião na prova de maneabilidade que lhe permitiu ganhar o último Rali do Clube Escape Livre. "Está encerrado um ciclo. Há que saborear todos estes maravilhosos momentos, celebrar as amizades cimentadas ao longo dos anos e continuar a usufruir de todos estes participantes como embaixadores privilegiados para a Guarda" referiu Luis Celínio no momento em que a escultura do Rali e existente na Praça do Município recebia uma placa alusiva ao evento deste ano. "A Guarda orgulha-se do Clube Escape Livre, das suas actividades e do seu trabalho em prol da promoção turística" afirmou na ocasião Vergílio Bento Vice-presidente da Câmara da Guarda.
Já os participantes não pretendem prescindir desta prova e “Magníficos” e “Selentes” uniram-se e fundaram o grupo HÁ MAIS GUARDA, como movimento de pressão para a continuação do Rali …
No capítulo desportivo destaque ainda para a vitória de Isabel Videira na classificação de Senhoras (Ofélia Tomás foi segunda, Isabel André terceira e Anabela Correia quarta) e, ao estrear-se como Directora de Comunicação da Seat, venceu também na categoria de Relações Públicas com Ricardo Oliveira da Renault e José Albuquerque da Volvo nos lugares seguintes. Sérgio Paiva alcançou mais uma vitória entre os jornalistas suplantando Antonio Botto e Hélder de Sousa. Entre os patrocinadores o pódium contou com João Reis (BP) Pinto dos Santos (Brisa) e Jorge Antunes (Philips). O prémio do Azar foi mesmo para João Miguel Batista pois não fora um toque e a vitória não teria fugido enquanto Adruzilo Lopes recebeu o troféu para o Mais Espectacular pois efectuou a maneabilidade de marcha-atrás e sem penalizar.
O Clube Escape Livre organizou o último Rali BP Ford com o mesmo sucesso que esta iniciativa sempre alcançou em cada uma das anteriores edições e bem espelhado nas quadras dos participantes:
Em 20 anos de história Vivi 20 de amizade Guardo a Guarda na memória Dela já tenho saudade! - João Reis, Nº 5 -
20 já lá vão A “ralicar” na Guarda Vimos tudo sem excepção Cá voltaremos, não tarda! - Carlos Vicente Rosa, Nº 24 -
CLASSIF. -----PARTICPANTE--------CARRO---------TEMPO TOTAL 1º---------------Manuel Gião-----------Mini--------------00:33,12 2º-----------Francisco Carvalho-----Renault------------00:33,41 3º-------------Fernando Batista---------VW--------------00:34,75 4º-----------------João Reis------------Citroën-----------00:34,91 5º----------João Miguel Batista--------Skoda------------00:35,19 6º--------------Jorge Ortigão----------Citroën-----------00:35,33 7º---------António Pinto Santos---------Audi-------------00:36,81 8º-----------Joaquim Santos------------VW--------------00:36,89 9º--------------Sérgio Paiva----------Renault------------00:37,24 10º-------------João Batista------------Seat--------------00:38,11 (Participaram mais 58 equipas)
|
|