7ª Gala Spal / A Nossa Selecção de Pilotos 2004
21 de Janeiro
| Tipo de Evento: |
Festa de Homenagem |
| Localidade: |
Guarda |
INICIATIVA INÉDITA
DAVID SARAIVA E VITOR COSTA SÃO OS PILOTOS DO PROJECTO GUARDA CIDADE DESPORTO
David Saraiva e Vitor Costa foram os pilotos seleccionados para dar corpo ao projecto “Guarda Cidade Desporto” que irá ter uma viatura com as cores da cidade mais alta, no Troféu Vodafone CUP, by Seat. Numa reunião que contou com a presença do Governador Civil do Distrito da Guarda, Dr. Joaquim Lacerda, do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Álvaro Guerreiro e do Presidente da Direcção do Clube Escape Livre, Dr. Luís Celínio Antunes, e no seguimento dos Protocolos assinados por ocasião das Galas de homenagem aos pilotos da Guarda, a escolha do piloto que irá disputar o Troféu na forma Sprint recaiu sobre David Saraiva enquanto para as corridas de Endurance o sorteio realizado entre todos os que participaram em provas oficiais no ano de 2004 e que estiveram presentes na 7ª Gala Spal determinou a escolha de Vitor Costa, com Nuno Rodrigues da Silva e Octávio Araújo como suplentes. David Saraiva é um jovem piloto de 22 anos que iniciou a sua actividade nos karts em 1998, tendo obtido durante estes anos um conjunto altamente positivo de resultados que culminaram na época de 2004 com a participação no Troféu PRM onde venceu todas as corridas e com a eleição, por uma larga maioria de votos, na última Gala Spal como “Piloto do Ano”, o que atesta o reconhecimento público da sua actividade. David Saraiva dá assim todas as indicações de poder efectuar prestações de bom nível podendo alcançar resultados de relevo que permitam dar destaque ao projecto “Guarda Cidade Desporto” assim como conseguir uma notoriedade que lhe permita obter outros apoios que o levem a prosseguir a sua actividade desportiva. Daí a sua escolha, consensual entre todas as entidades. Vitor Costa estreou-se nas competições em 2003 e conduz um BMW nas provas de Autocross. A Vodafone Cup by Seat é uma organização da Publiracing e contará com quatro provas a disputar a 16 e 17 de Abril, no Circuito de Jarama (Madrid), a 14 e 15 de Maio em Valência, a 4 e 5 de Junho em Braga e a 25 e 26 de Junho no Circuito do Estoril.
Guarda, 03/Fevereiro/2005
PROJECTO INÉDITO NO DESPORTO AUTOMÓVEL ARRANCA EM 2005 DAVID SARAIVA ELEITO PILOTO DO ANO
Com a assinatura de novo Protocolo entre o Governo Civil da Guarda, Câmara Municipal e Clube Escape Livre, estão reunidas as condições para o arranque, já em 2005, de um projecto inédito a nível nacional. “É um enorme desafio e esperamos estar, tal como os pilotos, à altura das exigências. Para já, é a concretização de um sonho: ver pilotos da Guarda, apoiados pelas suas instituições, a participarem num dos mais importantes Troféus Monomarca com corridas em Portugal e em Espanha ” referiu Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre. Este Protocolo foi assinado durante a Gala Spal, realizada no passado dia 21 de Janeiro, perante cerca de duas centenas de convidados que enchiam por completo a Sala de Congressos do Hotel de Turismo da Guarda.
A ocasião serviu para a entrega de mais de duas dezenas de Troféus e Diplomas aos pilotos da Guarda que estiveram presentes em provas oficiais dos desportos motorizados. David Saraiva foi eleito por todos os presentes na Gala o Piloto do Ano - Guarda 2004 e o Clube da Guarda distinguiu ainda o jornalista António Catarino com o Troféu Prestígio, enquanto a Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr.ª Maria do Carmo Borges e o Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Eng.º Armando Pinto Lopes receberam o Prémio Manuel Gião das mãos da viúva e do filho do falecido piloto, natural da Guarda, e que dá o nome à mais alta distinção atribuída pelo Clube Escape Livre.
Realizada pelo sétimo ano consecutivo contou, igualmente, com a presença de diversas entidades e de nomes grandes do automobilismo nacional que se deslocaram propositadamente à Guarda. Por esse facto, receberam da Presidente da Câmara Municipal um Diploma que comprova a respectiva presença na cidade mais alta de Portugal.
Impossibilitado de estar presente, o Secretário de Estado dos Desportos, Hermínio Loureiro, enviou aos presentes uma mensagem afirmando: ” Trata-se de um momento de especial significado porquanto se homenageiam duas dezenas de pilotos que muito têm honrado a região da Guarda e do País. No caso em apreço merece ser enaltecido o especial contributo para o evento prestado pelo Clube Escape Livre. Gostaria, por conseguinte, de me associar a este tributo, estando certo que o mesmo servirá de exemplo e motivação para futuros campeões”.
O Clube Escape Livre contou, na organização da 7ª Gala, com o Alto Patrocínio do Governo Civil da Guarda, o apoio da Câmara Municipal da Guarda, Juntas de Freguesia da Sé, S. Vicente e S. Miguel, SPAL, BP, Cerveja Sagres e Água do Luso, Yoplait, Nissan - Auto Jardim Automóveis, S.A., Caixa Geral de Depósitos, SAS – Soluções e Análise de Sistemas, Hotel de Turismo da Guarda, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, Gonçalves & Gonçalves, Dom Digital, António Saraiva, SA (Vilar Formoso), António Saraiva & Filhos, Lda. e Microguarda, que assim possibilitaram a reedição desta festa do desporto motorizado da Guarda.
A NOSSA SELECÇÃO DE PILOTOS 2004
AUTOCROSS António Matias Joaquim Frade José Pedro Fonseca Vital Monteiro Vitor Costa
KARTING André Monteiro
QUAD José Manuel Torres
RALIS Nuno Rodrigues da Silva Augusto Ramiro Octávio Araújo
RALIS CLÁSSICOS João Queiroz
TODO O TERRENO Augusto Ramiro Patrocínio Albano Loureiro Pedro Pinto
TRIAL E RESISTÊNCIA Pedro Patrocínio José Ferreira
VELOCIDADE David Saraiva Francisco Carvalho
DUAS RODAS
MOTOCROSS André Ruano João Carvalho Luís Carlos Costa Márcio Ferreira Marco André Costa Mário Patrão Telmo Carvalho Vinícius Ferreira
|
Comments