| 14ª Land Rover Rota Histórica |
|
10, 11 e 12 de Outubro
|
| Tipo de Evento: |
Passeio Todo-o-Terreno Turístico |
| Localidade: |
Vila Nova de Foz Coa |
PATRIMÓNIO E PAISAGEM FECHAM UM CICLO
Com a participação de cerca de sete dezenas de Land Rover e 220 pessoas, o Clube Escape Livre levou a efeito a 14ª edição da Land Rover Rota Histórica, com a qual encerrou um ciclo de passeios em todo o terreno.
Pioneiro em Portugal deste tipo de organizações mono marca, o Clube da Guarda escolheu a região de Vila Nova de Foz Côa para encerrar o périplo pelos catorze concelhos que compõem o distrito. A região do Douro e as gravuras rupestres, ambas património da humanidade, foram os pontos altos de um fim-de-semana que se iniciou com a inauguração da exposição “Land Rover Rota Histórica – Algumas Memórias…” presidida pelo Secretário de Estado da Justiça, Dr. Miguel Macedo. Esta exposição estará patente ao público, no Arquivo Distrital da Guarda, até 1 de Dezembro, encerrando com a realização do II Congresso da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico que terá lugar no último fim-de-semana de Novembro, na cidade da Guarda, e que tem organização conjunta da Federação e do Clube Escape Livre.
A etapa de Sábado, a mais longa do fim-de-semana, ligou a cidade mais alta ao Vale do Côa para, após o almoço em Foz Côa, percorrer os núcleos das gravuras rupestres da Canada do Inferno, Penascosa e Ribeira de Piscos. Os vários percursos preparados pelo Clube Escape Livre convergiram depois para a Quinta da Ervamoira onde toda a caravana Land Rover usufruiu de uma paisagem magnífica, visitou o Museu da Quinta e apreciou um bom vinho. O percurso fora de estrada continuou até ao Centro de Recepção do Parque em Muxagata onde terminou a etapa. A Câmara de Foz Côa recebeu os participantes para um jantar de boas vindas a que se seguiria a pista Camel Active, anulada devido à muita chuva que na altura se fazia sentir.
Domingo de manhã, a saída teve lugar do Pocinho, e de novo as paisagens deslumbrantes do Douro puderam ser apreciadas. Vale Meão e as Ruínas de Prazo faziam parte desta 2ª etapa que terminou em Freixo de Numão, local do almoço de encerramento e de entrega de prémios e Troféus Spal a todos os participantes.
Terminada esta Rota Histórica, era notória a satisfação de todos os participantes, o que leva a organização a ponderar a hipótese de repetir este passeio.
“O Clube Escape Livre está orgulhoso do sucesso alcançado por esta iniciativa. Desde muito cedo que esgotámos as inscrições e toda a riqueza histórica, cultural e paisagística desta região contribuiu para o êxito desta edição da Rota Histórica, com a qual encerramos um ciclo, mas que abre novos rumos para outras iniciativas similares, a terem lugar a partir de 2004”, afirmaria no final Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre.
Para a realização desta Rota Histórica, o Clube Escape Livre contou com o apoio do Governo Civil da Guarda e das Câmaras da Guarda e Vila Nova de Foz Côa o patrocínio da Land Rover Portugal e a colaboração da Camel Active, Auto-Sueco (Coimbra) novo Concessionário Land Rover, Nortenha, Cerveja Jansen, Dom Digital, RFM, Autosport, Todo Terreno e Diário XXI.
Patente ao público até 30 de Novembro ROTA HISTÓRICA ABRIU COM EXPOSIÇÃO NO ARQUIVO DISTRITAL
O Secretário de Estado da Justiça, Dr. Miguel Macedo, inaugurou na passada sexta-feira a exposição Land Rover Rota Histórica - Algumas memórias…. “Na oportunidade em que o Clube Escape Livre organiza mais uma digressão por terras de Portugal em colaboração com a Land Rover desejo expressar o apreço pela iniciativa e formular votos de incentivo para o futuro” referiu Miguel Macedo.
Trata-se de uma exposição comemorativa das 14 edições da Land Rover Rota histórica, passeio em todo o terreno que o Clube Escape Livre organiza desde 1990 e que percorreu os 14 concelhos que compõem o distrito da Guarda.
Cartazes e quadras alusivos às diferentes edições, uma exposição de 100 miniaturas Land Rover sob o tema “operações de socorro” e desenhos de Braga da Costa sobre monumentos e pelourinhos do distrito da Guarda para além de documentação e peças históricas integram esta mostra patente no Arquivo Distrital da Guarda e aberta ao público até 30 de Novembro, data em que terá lugar o seu encerramento coincidindo com o 2º Congresso da F.P.T.T. organizado em colaboração com o Clube Escape Livre na cidade mais alta de Portugal.
Esta exposição foi percorrida demoradamente pelo membro do Governo acompanhado de várias entidades da Guarda e dos mais de 200 participantes nesta Land Rover Rota Histórica.
Em simultâneo teve lugar uma palestra proferida pelo Arquitecto Maia Pinto - Director do Parque Arqueológico do Vale do Côa, sobre as gravuras rupestres de Foz Côa.
A exposição pode ser visitada todos os dias úteis, entre as 09.30 h e as 17 horas e segundo a Directora do Arquivo, Dra. Cecília Falcão, “permite-nos apresentar algumas memórias concernentes tanto ao papel inovador desenvolvido pelo Clube Escape Livre na divulgação do património cultural deste distrito bem como alusões aos nossos concelhos”.
|
|